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[:pb]Gráfico de Dispersão [7 Ferramentas da Qualidade][:]

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O Gráfico de Dispersão, também conhecido como diagrama de correlação, pode ser utilizado para determinar se existe, e qual a intensidade, de correlação entre variáveis. Por isso ele é considerado o passo seguinte ao Diagrama de Ishikawa.

Vamos mostrar um exemplo para facilitar o entendimento:

Utilizamos os dados do IBGE para estudar se existe relação entre a taxa de trabalho infantil e a taxa de escolaridade por faixa de idade entre os anos de 1992 e 2007.

  Taxa escolaridade
Ano Trabalho Infantil Média 5 ou 6 anos 7 a 14 anos 7 a 9 anos 10 a 14 anos
1992 23.63 78.515 53.91 86.59 87.53 86.03
1993 22.73 80.9225 57.70 88.60 89.04 88.35
1995 21.91 83.695 63.79 90.22 90.99 89.78
1996 17.57 84.44 63.77 91.26 91.76 90.97
1997 17.81 86.4075 66.59 92.99 93.14 92.91
1998 17.06 88.3375 69.09 94.70 95.05 94.51
1999 16.99 89.5675 70.96 95.69 96.22 95.40
2001 13.89 91.455 76.23 96.46 96.94 96.19
2002 13.57 92.02 77.17 96.94 97.17 96.80
2003 12.61 92.5725 78.69 97.19 97.29 97.12
2004 12.31 93.3875 81.83 97.19 97.61 96.92
2005 12.8 93.67 82.20 97.43 97.88 97.17
2006 11.79 94.6875 85.29 97.73 98.37 97.36
2007 11.01 94.905 86.41 97.67 98.13 97.41

dispersao_ano_escolaridade_idades

Correlação entre o ano do estudo e a taxa de escolaridade por idade.

dispersao_trabalho infantil_escolaridade_idades

Correlação entre taxa de trabalho infantil e a taxa de escolaridade por idade

Com esses gráficos, podemos concluir que:

  • Existe correlação positiva entre o passar dos anos e a taxa de escolaridade. Esta é mais significativa para grupos de crianças entre 5 e 6 anos, ou seja, com o passar dos anos, a taxa de escolaridade por idade aumenta;
  • Existe correlação negativa entre a taxa de escolaridade e a de trabalho infantil, ou seja, quanto menor o valor de trabalho infantil, maior o nível de escolaridade das crianças.

A grande vantagem estatística do diagrama de dispersão é relacionar uma variável com outra (x e y) para poder estimar o valor de y com base em x.

Como encontramos correlação nos exemplos apresentados, podemos fazer uma regressão linear e utilizar a equação resultante para prever qual será a taxa de escolaridade para crianças entre 5 e 6 anos no ano de 2010 (dica: temos que tomar cuidado pois a escolaridade máxima é 100. Pode-se ver que a escolaridade para todas as outras idades está praticamente constante a partir de 2001, ou seja, a variação está bem pequena).

Também podemos estimar qual deve ser a taxa de trabalho infantil para alcançarmos escolaridade de 98,00 em crianças com idade entre 10 e 14 anos.

 


Esperamos que tenha ficado claro o conceito e utilização desta ferramenta da qualidade.

Caso tenha alguma dúvida ou queira discutir outros exemplos, deixe seu comentário aqui embaixo!

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Paulo Narciso Filho

[:pb]Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0 Confira o perfil completo no LinkedIn [:es]Ingeniero Mecánico, post graduado en Informática Industrial, fundó la HarboR en 1996. A lo largo de estos años trabajó con programación, desarrollo e implantación de sistemas (MES y CEP), gestión de proyectos y equipos. Hoy se dedica principalmente al diseño de las soluciones y productos de HarboR, especialmente los destinados a la Industria 4.0 Ver el perfil completo no LinkedIn [:]

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