InfinityQS – C-PACK Creative Packaging
A C-Pack Creative Packaging é uma empresa do setor de Embalagens fruto de uma iniciativa Suiço Brasileira que iniciou suas atividades de produção de embalagens plásticas em 2002, com o objetivo prover soluções em embalagens inovadoras e diferenciadas, com a aplicação inteligente e sustentável.
A empresa atua nos segmentos farmacêutico, alimentício, industrial e cosméticos, com destaque para este último, com suas embalagens plásticas (bisnagas e tampas) para os principais players do mercado de cosmético no Brasil e exterior. Para tanto, conta atualmente com um parque fabril de 36 mil m2 recém inaugurado em Santa Catarina com capacidade produtiva de 220 milhões de tubos/ano e que abriga sua equipe de cerca de 400 colaboradores trabalhando em 3 turnos seguindo as certificações SA8000 (desde 2005) e Norma ISO 9001.
Seus produtos inovadores possuem os seguintes diferenciais:
- Controle Permanente de diâmetro
- Recursos para embalagens translúcidas ou pigmentadas
- Decoração Off Set em até 08 cores, com aplicação de Verniz fosco ou Brilhante
- Decoração automática Silk Screen em até 6 cores + verniz fosco ou brilhante
- Acabamento em Hot Stamping com posicionamento por câmera
Objetivos principais da implantação do CEP na empresa
- Diminuir a quantidade de itens segregados por lote produzido
- Monitorar os processos que originam os principais defeitos nos produtos (por processo, leia-se: conjunto máquina + operador + setup + máteria-prima)
- Controlar a ocorrência dos principais defeitos nos produtos
- Monitorar os processos de modo a garantir os dimensionais dos mesmos, principalmente diâmetros de bisnaga e tampas
- Monitorar a qualidade on-line para ter a possibilidade de ser mais efetivo na busca da melhoria
Objetivos secundários
- Ter rápido acesso às informações históricas de gerenciamento da qualidade
- Controlar o acesso às informações históricas de gerenciamento da qualidade
- Manter as informações de gerenciamento da qualidade em sistema informatizado e protegidas contra perdas
Situação anterior
A C-Pack já possuía um controle de qualidade de produtos, baseado em análise por amostragem onde os dados de defeitos e dimensionais eram analisados em todos os produtos da amostra. Os limites aceitáveis de defeitos e dimensionais na amostra variam dependendo do tamanho de lote e quando estes limites eram violados em uma amostragem, todo o lote era segregado, garantindo assim que produtos não seriam enviados ao cliente fora dos limites pré-acordados.
Todas as informações eram coletadas por inspetores em folhas de anotações padrão, tais informações eram posteriormente compiladas e armazenadas em grandes fichários que ocupavam uma sala na antiga sede da empresa.
Nesta estrutura a situação da qualidade na empresa era:
- Mais de 40% de itens segregados por lote produzido
- Um pouco mais de 0,20% de defeitos no volume produzido
- Longo tempo (de dias) na busca e compilação de dados históricos
- Longo tempo (de horas) entre o momento que o defeito foi gerado e o momento que foi descoberto
Solução proposta
A HarboR executou no final de 2008 a implantação da solução completa de CEP (Controle Estatístico de Processo) InfinityQS aproveitando ao máximo o mecanismo já existente e institucionalizado das inspeções e limites aceitáveis por produto/lote. Além da informatização destas informações de entrada foram também agregados os conceitos e benefícios das análises de CEP disponibilizadas pelos mais de 300 tipos de gráficos de análise do InfinityQS.
A solução completa foi contemplada com:
- Análise da situação existente e proposta de plano de implantação de CEP
- Fornecimento da solução de CEP InfinityQS
- Treinamento na empresa de toda a equipe de qualidade em CEP e no sistema InfinityQS
- Implantação e configuração do sistema de CEP InfinityQS
- Desenvolvimento dos projetos de coleta de dados de CEP (substituição das fichas)
- Geração das cartas de controle de CEP de atributos (defeitos e defeituosos)
- Geração das cartas de controle de CEP de variáveis (dimensionais)
- Otimização dos projetos contemplando características de usabilidade, agilidade, prova de erros humanos
- Configuração de servidor C-Pack de modo a proteger o sistema e principalmente os dados contra possíveis falhas ou erros
- Acompanhamento de início de utilização do sistema e das análises geradas pelo mesmo
- Integração do sistema de CEP com o sistema já existente de Business Intelligence, provendo um universo de análise de dados consolidados da qualidade
- Suporte total pós-implantação à dúvidas, melhorias na maneira de usar e upgrades de software
Resultados
O período analisado abrangeu os anos completos de 2009, 2010 e 2011, portanto 3 anos. Neste período a C-Pack aumentou o volume de produção em mais de 1000% com a inauguração do novo parque fabril e aquisição de novas linhas de produção. Mesmo com o aumento nesta ordem do volume de produção ao longo destes 3 anos, os seguintes resultados foram obtidos:
- Diminuição em 39% no total de itens segregados
- Diminuição em 34% na quantidade de defeitos encontrados
- Redução direta de perdas na ordem de R$ 15.342.788,64
- Diminuição do tempo de busca da informação histórica
Benefícios
Além dos resultados já citados, os seguintes benefícios foram obtidos:
- Acompanhamento em tempo real dos processos produtivos e consequentemente da diminuição dos segregados e do aumento da qualidade dos produtos
- Utilização das informações estatísticas do CEP para melhora do processo produtivo
- Identificação das principais causas de defeitos por processo e por produto através de acompanhamento de análise gráfica e diário de bordo
- Atuação instantânea e ativa dos alarmes gerados na ocorrência de violação de limites e aviso imediato destes aos responsáveis
- Aumento na garantia de dimensionais dentro do especificado nos tubos e tampas
- Diminuição do tempo para tomada de decisão
- Diminuição do tempo para correção dos processos, aumentando assim a eficiência produtiva e ajudando na diminuição de perdas de lotes completos
- Redução dos custos de produção
- Aumento da garantia contra necessidade de troca e problemas identificados no cliente (recalls)
- Aumento da eficiência operacional
Considerações Finais
Deve-se ressaltar que os resultados obtidos são frutos principalmente de um esforço conjunto da equipe de qualidade da C-Pack que exerce a busca contínua na melhoria da qualidade juntamente com a HarboR, que teve participação ativa neste processo, provendo uma solução adequada às necessidades do setor de qualidade. Esta solução foi montada levando em consideração a cultura da empresa (o que já havia pronto e institucionalizado), avaliando riscos e necessidades presentes e projetados, e fornecendo capital humano, tecnológico e todo apoio pré e pós implantação, para que o plano de melhoria da qualidade na C-Pack pudesse acontecer e ser mantido.