You are currently viewing [:pb]SENAI e HarboR lançam plataforma para controle de produção e gestão da eficiência em tempo real[:]

[:pb]SENAI e HarboR lançam plataforma para controle de produção e gestão da eficiência em tempo real[:]

[:pb]Ouvimos com bastante frequência o questionamento de como é possível fazer o controle de produção e monitorar a produtividade industrial em tempo real, para encontrar os gargalos e eliminá-los, e aumentar a quantidade produzida sem necessidade de novos investimentos, ou apenas entregar a produção planejada dentro do prazo.

Como já falamos no post Como otimizar o chão de fábrica utilizando MES?, para monitorar e organizar um processo produtivo a adoção de um sistema de controle de produção MES* é fundamental. É a ferramenta indicada para se melhorar o controle da produção, reduzindo perdas e aumentando a eficiência.

*Caso esteja interessado neste assunto, temos uma categoria do blog com alguns posts e um caso de sucesso detalhado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entende que a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 é fundamental para recuperar a competitividade da indústria brasileira, e tem tomado diversas ações para que essa adoção aconteça rapidamente no Brasil, incluindo as indústrias de todos os portes. São exemplos dessas ações o programa Indústria + Avançada, o portal SENAI 4.0, a Carta da Indústria 4.0, e a plataforma MInA – Minha Indústria AvançadaNosso objetivo neste post é apresentar essa plataforma, uma solução de controle de produção e melhoria da gestão dos recursos produtivos no chão-de-fábrica, desenvolvida em parceria entre a HarboR e o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação, o ISI-TICs.

Acesse o White Paper desenvolvido pelo ISI-TICs sobre a internet das coisas na indústria.

Plataforma MInA – Minha Indústria Avançada, uma solução de controle de produção

O MInA é uma plataforma de gestão e controle de produção na nuvem que utiliza hardware comercial de coleta de dados de sensores, exigindo apenas um link de internet para ser usado. É bastante simples, pode ser adotada em pouco tempo e com baixo custo, mas ainda assim as empresas que o adotam conseguem atingir o nível 4 dos seis definidos no Índice de Maturidade de Indústria 4.0, definido pela ACATECH (Academia Nacional de Ciência e Engenharia, da Alemanha). Atende portanto as necessidades de Digitalização da informação, Conectividade, Visibilidade, Transparência, e para alguns aspectos, a Previsibilidade.

Seu diferencial é a instalação rápida, em três etapas que podem ser completadas em até uma semana:

  1. Instalação e conexão dos sensores;
  2. Cadastro dos dados;
  3. Treinamento dos usuários.

Após essa semana, estarão disponíveis em tempo real e de forma automática:

  • Contagem da produção;
  • Registro de paradas;
  • Cálculos de indicadores de produtividade e eficiência.

Com esses dados é possível acompanhar e avaliar a produção em tempo real de forma simples e rápida. A solução não exige um hardware específico, e pode ser também utilizada em celulares ou tablets. O foco é na plataforma de software, responsável por processar os dados coletados e transformá-los em informações úteis para orientar ações que podem ser tomadas imediatamente para reduzir perdas. A plataforma, que é administrada pelo SENAI, também gera automaticamente indicadores usados por supervisores, diretores e gerentes de produção e manutenção.

Benefícios do sistema

  • Baixo custo de adoção, com investimento praticamente zero
  • Implementação rápida
  • Paperless – redução de papel e controles paralelos
  • Coleta automática de produção e paradas
  • Facilidade de apontamentos manuais de refugo e retrabalho
  • Precisão e confiabilidade das informações
  • Escalável para acompanhar o crescimento da empresa
  • Dados disponíveis on-line em tempo real, basta ter acesso à internet (via computador, smartphone ou tablet, pois a plataforma é responsiva)

As indústrias que o adotam têm disponíveis informações como as mostradas abaixo, para todas suas máquinas ou linhas de produção, atualizadas em intervalos de alguns segundos (cada retângulo abaixo corresponde a uma linha ou máquina):

  • ordem em produção
  • quantidade produzida
  • índice de OEE
Status de recursos produtivos para facilitar o controle de produção
Status dos recursos

Além do acompanhamento em tempo real, a cada turno de trabalho o sistema gera um relatório consolidado, mostrando:

  • os dados de produção hora a hora
  • perdas por paradas e qualidade
  • planos de ação de melhoria em curso
  • quantidade de mão-de-obra usada no turno ou dia

A figura abaixo mostra um exemplo desse relatório:

 

Relatório consolidado para controle de produção
Relatório consolidado

Aqui foram mostrados apenas dois dos recursos de acompanhamento e gestão que a plataforma oferece, mas muitos outros estão disponíveis.

Formato do programa

Inicialmente a plataforma MInA é oferecida apenas às indústrias que participaram do programa Brasil Mais Produtivo, e engloba a contratação de um pacote de serviços de consultoria e treinamento por parte de consultores do SENAI, e o acesso ao uso do software em si. O programa é oferecido pelos SENAIs de todos os estados, do CETIQT e do Distrito Federal, e tem duração de um ano (o uso da plataforma pode ser estendido após esse período).

A utilização da plataforma permite que a indústria receba acompanhamento dos consultores do SENAI a um custo total menor, pois com acesso aos dados reais em qualquer lugar e qualquer momento, os consultores podem estar sempre informados sobre a evolução dos trabalhos sem necessidade de visitas presenciais constantes.

Para mais informações, consulte a coordenação do programa, no Departamento Nacional do SENAI, pelo telefone (61) 3317 8322 ou email senai40@cni.com.br

Minha empresa não participou do Brasil Mais Produtivo. Posso usar a plataforma?

As empresas que não participaram do Brasil Mais Produtivo, ou não têm a alternativa de contratar o pacote de serviços oferecido pelo SENAI, podem usar o LiveMES, que é a solução oferecida diretamente pela HarboR e que tem as mesmas funcionalidades da plataforma MInA. As informações completas sobre as funcionalidades estarão em breve disponíveis em um post específico.

Na sua empresa já é utilizado um sistema MES  para o chão de fábrica? Conte para a gente nos comentários sobre a sua experiência!

Caso ainda não tenha e deseje melhorar a eficiência com uma solução alinhada à indústria 4.0, entre em contato conosco para conhecer melhor nossa solução.

 [:]

Paulo Narciso Filho

[:pb]Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0 Confira o perfil completo no LinkedIn [:es]Ingeniero Mecánico, post graduado en Informática Industrial, fundó la HarboR en 1996. A lo largo de estos años trabajó con programación, desarrollo e implantación de sistemas (MES y CEP), gestión de proyectos y equipos. Hoy se dedica principalmente al diseño de las soluciones y productos de HarboR, especialmente los destinados a la Industria 4.0 Ver el perfil completo no LinkedIn [:]

Este post tem 5 comentários

  1. Davi

    Gostaria de informações

  2. RAFAEL BRAGA

    Poderia informar mais sobre?

    1. Náthani Garcia

      Obrigada pelo interesse, logo entraremos em contato!

  3. Dalvimar AMARAL Marinho

    Prezados senhores,
    Gostaria de obter maiores detalhes desse assunto.

    1. Camila Ribas

      Obrigado pelo Contato,
      Vamos te encaminhar as informações por e-mail. Qualquer duvida estamos a disposição.

Deixe um comentário