[:pb]
Participamos hoje em Brasília do lançamento da Câmara da Indústria 4.0. A Câmara é uma iniciativa dos Ministérios da Economia e de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para coordenar os muitos esforços existentes no Brasil para o desenvolvimento de Manufatura Avançada, e fazer o país ganhar produtividade e relevância nesse tema no cenário mundial. No evento foram apresentadas algumas das ações já em curso, o direcionamento pretendido pelos ministérios e agências envolvidas, e fontes de financiamento disponíveis para desenvolvedores e consumidores dessas tecnologias. Estavam também presentes o BNDES, Finep, ABDI, Confederação Nacional da Indústria – CNI, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e CNPq.
Temas debatidos
Entre os temas debatidos estavam:
- Como fazer a Indústria 4.0 acessível para pequenas e médias empresas
- Necessidade de formação de mão-de-obra para atuar no novo cenário criado pela implantação de iniciativas de Indústria 4.0
- Tecnologias já disponíveis para a implantação
- Quais as boas iniciativas que já estão em andamento
- Importância da busca pela produtividade para a sobrevivência da indústria nacional
- Diferentes formas e fontes de financiamento
- Relação com o Plano Nacional de IoT
Uma das iniciativas de sucesso apresentadas, pelo SENAI/CNI, foi o programa de Digitalização e Conectividade de indústrias, que é uma sequência do Brasil Mais Produtivo. Esse programa utiliza a plataforma MInA, que foi desenvolvida em parceria entre a HarboR e o Instituto Senai de Inovação em TICs e permite que empresas de pequeno e médio porte entrem para a Indústria 4.0 com baixo custo e de maneira rápida. Os resultados desse programa mostram um ganho médio superior a 22% de produtividade nas empresas onde o atendimento já foi concluído.
Agora é continuar trabalhando e fazer acontecer!
Você também quer ter ganho de produtividade na sua indústria? Conheça o livemes, a solução de MES na nuvem com os mesmos conceitos e funcionalidades da plataforma MInA.
Entre em contato conosco![:]
Gostaria de mais detalhes da indústria 4.0
Olá Edson, obrigada pela sua mensagem.
Em breve entraremos em contato com você por e-mail.