You are currently viewing [:pb]Diagrama de Pareto [7 Ferramentas da Qualidade][:]

[:pb]Diagrama de Pareto [7 Ferramentas da Qualidade][:]

[:pb]

O diagrama de Pareto é uma ferramenta visual que organiza os defeitos/problemas por frequência, facilitando a identificação dos “poucos vitais dos muitos triviais”.

A Lei de Pareto, ou regra dos 80/20, diz que 80% dos problemas é decorrente de apenas 20% das causas.

Exemplificando:

  • 80% da fortuna mundial está nas mãos de 20% das pessoas;
  • 80% do faturamento das empresas advém de 20% dos clientes;
  • 80% das reclamações dos clientes surgem a partir de 20% dos produtos ou serviços prestados;
  • 80% dos resultados são obtidos por 20% das tarefas.

Este diagrama é bastante utilizado na Manufatura para identificar os principais defeitos, direcionando onde as ações de melhoria precisam ser priorizadas. Abaixo temos um exemplo de defeitos de motor:

pareto_80/20

Este exemplo mostra a regra dos 80/20, que diz que temos que nos concentrar em resolver os problemas “112 – Manchas de Tinta” e “087 – Torque Incorreto” (representam 28,57% – 2 defeitos de 7 possíveis – dos tipos de defeitos encontrados) para solucionar 167 problemas (80,29% do total encontrado).

 


 

Ficou com alguma dúvida ou quer discutir mais sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui.

 [:]

Paulo Narciso Filho

[:pb]Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós graduado em Informática Industrial, fundou a HarboR em 1996. Ao longo desses anos trabalhou com programação, desenvolvimento e implantação de sistemas (MES e CEP), gerenciamento de projetos e equipes. Hoje dedica-se principalmente ao design das soluções e produtos da HarboR, especialmente os voltados para a Indústria 4.0 Confira o perfil completo no LinkedIn [:es]Ingeniero Mecánico, post graduado en Informática Industrial, fundó la HarboR en 1996. A lo largo de estos años trabajó con programación, desarrollo e implantación de sistemas (MES y CEP), gestión de proyectos y equipos. Hoy se dedica principalmente al diseño de las soluciones y productos de HarboR, especialmente los destinados a la Industria 4.0 Ver el perfil completo no LinkedIn [:]

Deixe um comentário